Cubismo e a Teoria da Relatividade

Tenho o hábito de acordar muito cedo, e há algum tempo assisti ao programa globo ciência que passa nas manhã de sábado na globo (um dos poucos programas interessantes desta emissora e que cumprem alguma função social). O tema neste dia era sobre a relação do cubismo(expoente:Picasso) e a teoria da relatividade(Einsten).Achei a reportagem fodástica. Vou tentar neste post explicar o que compreendi do programa e do meu tempo de 2º grau. Para explicar como se dá essa relação é preciso primeiro que vc leitor do meu blog e eu, relembremos o básico sobre estes dois assuntos. Então vamos lá, rapidamente, fazer um resumo:

Teoria da Relatividade: Resumindo (muito) é uma teoria que trata da relação entre a unidade essencial da matéria e da energia, do espaço e do tempo e a equivalência entre as forças de gravitação e os feitos da aceleração do sistema. Simplificando, ela nos diz que tempo e espaço são variáveis que dependem do referencial. Um exemplo que aprendi no meu ensino médio (tempos de Teorema) é que se um observador(1) dentro de um trem (e sofrendo também o efeito da aceleração) atira uma bola para o teto, ele a verá subir e descer na vertical. No entanto,para um observador em repouso(2) do lado de fora do trem,observará este mesmo movimento sem que seu corpo sofra efeito da aceleração do trem, então ele verá a bola fazendo uma trajetória triangular, como vemos nos exemplos abaixo, e consequentemente levará um tempo maior para realizar este movimento (esse efeito é conhecido como dilatação do tempo). Para um observador em repouso a trajetória percorrida pela bola é menor que para o observador em movimento(contração do espaço).Então Einsten tratava basicamente em sua teoria da impressão que temos de tempo e espaço (que dependendo do observador são sempre relativos). Talvez por isso se chame Teoria da Relatividade(rs). Capicce? 

Obervador 01

Obeservador 02

Cubismo:  Movimento artístico personificado em Pablo Picasso e Georges Braque, em Paris entre os anos de 1907 e 1914, principalmente, que tinha por fim "descompor e recompor a realidade". O estilo cubista das artes plásticas(ele também existe na Literatura) rejeitou as técnicas tradicionais de perspectiva bem como a ideia de arte como imitação da natureza e privilegiou a bidimensionalidade e a fragmentaridade dos objetos.Os artistas pintam objetos achatados, e com isso eliminam a ilusão de tridimensionalidade. Revelam, porém, várias faces da figura ao mesmo tempo. Retratam formas geométricas como cubos e cilindros, que fazem parte da estrutura de figuras humanas e de objetos que pintam. Por isso o movimento ganha, numa ironia, o nome de cubismo. O cubismo pode ser considerado uma das principais fontes da arte abstrata e suas pesquisas encontram adeptos no mundo todo.

Mas aí você me pergunta: "Tati, e qual a relação destes dois assuntos?" Calma pows, tô chegando lá. Embora alguns autores (na pesquisa que fiz para escrever este post) discordem, há os digam que o cubismo é na verdade uma arte que permite a visualização simutânea.Como assim? O quadro retrata uma imagem que poderia ser vista sob vários ângulos, embora sua totalidade pudesse ser inteiramente preservada. Em poucas palavras, um quadro cubista é uma imagem em movimento, que dependendo do referencial (observador) o movimento descrito nos/pelos personagens na obra sofre variação( veja exemplo no quadro acima de um de um movimento retratado numa mesma imagem) Picasso tão somente tentaria retratar numa mesma imagem, o movimento. Tanto a teoria da Relatividade de Einsten quanto o Cubismo que tem como maior expoente Picasso, trabalham com a relação "espaço-tempo".Legal, né? 

Em uma reportagem do site da UNESP, encontrei a seguinte explicação que corrobora com a teoria apresentada no programa globo ciência que assisti:

"A teoria da relatividade, ao conceber que cada observador percebe a velocidade da luz individualmente, transformou o conceito de espaço e tempo, considerando que cada pessoa entende essas relações de maneira única. Além disso, Einstein demonstrou em seus estudos que o espaço e o tempo não podem ser verificados isoladamente, ou seja, um evento só pode ser definido conforme seu lugar no espaço – nas três dimensões – e o instante em que ocorre – o tempo.
Segundo o cientista alemão, portanto, o espaço não é tridimensional, com largura, espessura e profundidade. Ele só existe vinculado ao tempo, formando o “espaço–tempo”, ou quarta dimensão, que é, na verdade, uma simplificação do conceito. “A relação espaço–tempo na arte cubista tem similaridade com o princípio da indissociabilidade espaço-temporal de Einstein”, explica o docente.

A arte cubista apoderou-se desse conhecimento para tentar representar, em uma superfície plana, a maneira como um corpo poderia ser visto na quarta dimensão. “Nas representações 
cubistas, o espaço e as entidades que o ocupam se acham fragmentados em múltiplos planos geométricos dispostos em inúmeras dimensões, de modo que não há distinção entre tempo e espaço”, descreve Romão.

Ao invés de elementos dispostos sobre um fundo fixo, o que se observa é, portanto, um jogo entre as dimensões espaciais e temporais. “O espaço tridimensional é fragmentado, os objetos são espalhados sobre diversos planos e os ângulos retos e formas descontínuas são as técnicas mais exploradas”, aponta o docente da Faac.
Por isso, um objeto retratado em um quadro cubista parece deformado para os olhos acostumados com a arte clássica e a renascentista – que usam a imitação da realidade e a perspectiva como princípios básicos.(...) A arte cubista e a teoria da relatividade também são fruto de um período de grandes transformações em diversas áreas do conhecimento humano. A acelerada industrialização e a urbanização do começo do século passado exigiram uma modernização também na arte. “Não se trata de uma coincidência o surgimento dessas manifestações, mas sim de uma confluência de interesses comuns à arte e à ciência no início do século XX”, comenta o professor."

Então caros amigos, depois de ter suado para escrever este post, espero que tenham entendido e gostado do assunto tanto quanto eu.Para mim, a arte cubista passou do gênero de "arte abstrata totalmente sem sentido" para "que coisa interessante, qual é o movimento que você identifica?". rs* 








Comentários

Postagens mais visitadas