Migrationsverket - o pior orgão sueco

Hoje faz 13 meses e 17 dias que dei entrada no meu visto sueco. Sinto muita raiva do serviço de imigração sueco porque simplesmente eles não se importam com a distância que sofro longe do meu marido. O processo todo é demorado e nada justo, sendo que pelas novas regras quem deu entrada a partir de 20 de julho obtém o visto mais rapidamente. ( de 5 a 8 meses pelo que tenho observado).
Eles culpam a grande onda de imigrantes pelo aumento no tempo de espera na fila, eu culpo a falta de competência e planejamento das autoridades suecas. Até meu esposo, que em geral é super tranquilo, já se aborreceu com a quantidade de emails e ligações que fez para este orgão apenas na tentativa de que alguém ao menos abra nossa pasta e visualize nosso processo. Na Suécia, não importa muito se você é casado ou não. É possível pedir o visto de residência apenas tendo um relacionamento estável. E acredite: o visto para namorados ou casados não sofre qualquer distinção. O tempo de espera é o mesmo. E vc não precisa casar para morar na Suécia. Creio que essas medidas visem proteger os cidadãos suecos de casamentos apenas por interesse, ou talvez seja apenas algo cultural mesmo. Sei lá. Mas casamento para eles no papel não tem muita diferença. Vemos muitos casais com filhos e morando juntos por anos sem nunca terem se casado. Mas isso era importante pra mim e por isso eu e meu sueco decidimos casar. E também para que eu não pirasse com esse longo tempo de espera do visto sueco. Ajudou a distrair mas depois de quase 14 meses esperando este visto eu começo a fica extremamente cansada e me perguntando por que não moramos logo no Brasil ao inves de ficar dependendo de uma instituição pública em outro país que sequer nos dá atenção. Mas daí lembro que ser pobre na Suécia é melhor que ser classe média no Brasil e penso na qualidade de vida para criar os filhos que estamos planejando para o próximo ano.
Meu sueco e eu conversamos muito sobre isso, futuro e filhos mas isso pra outro post. Vou tentar escrever no blog com mais frequencia contando um pouco mais do meu sofrimento e peregrinação nas mãos da agencia de imigração sueca ( Migrationsverket) e todo este processo de mudança de país. 

Comentários

Postagens mais visitadas